Castramóvel começa a funcionar em Macapá
19/11/2021 19:30 em Amapá

Aconteceu nesta sexta-feira (19) a cerimônia de anúncio da homologação das atividades do Castramóvel da Prefeitura de Macapá. A ação foi feita pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amapá (CRMV-AP) e contou com a participação do prefeito de Macapá, Dr. Furlan, do deputado federal André Abdon, do presidente do Conselho, José Renato Ribeiro, e da presidente da Ong Anjos Protetores, Laudenice Monteiro.

"Hoje é um momento especial para Macapá, pois estamos colocando para funcionar o Castramóvel, cumprindo todas as exigências do Conselho de Medicina Veterinária. Este serviço é a primeira política pública do Amapá de controle populacional de cães e gatos, com atendimentos nos parâmetros nacionais. Desta forma, quero reafirmar o compromisso com a causa animal, através das nossas ações, como a Praça Pet, Censo Animal e ordem de serviço para o Centro de Zoonoses", destaca o prefeito.

A homologação atesta que o Castramóvel atende as resoluções estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para o funcionamento como unidade móvel de esterilização e serviço médico veterinário móvel. A partir disso, o espaço está habilitado para a realização de triagem, consultas, exames, cirurgias e pós-operatórios nos cães e gatos que serão atendidos pelo espaço.

O Castramóvel promove o controle populacional de animais por meio de castração que, entre outras coisas, promove a prevenção do aparecimento de zoonoses e doenças infecciosas naturalmente transmissíveis de animais para as pessoas como a raiva animal. Tem capacidade para esterilização de 400 animais por mês e, aproximadamente, 20 procedimentos por dia.

Nessa primeira etapa serão atendidos animais domésticos de tutores residentes nos bairros Fazendinha, Chefe Clodoaldo e Vale Verde, que foram selecionados através do Censo Animal.

Fonte: Prefeitura de Macapá

COMENTÁRIOS