Prefeitura de Macapá aumenta capacidade de atendimento de casos da Covid-19 na rede municipal de saúde
11/03/2021 19:17 em Amapá

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, anunciou nesta quinta-feira (11), a criação de novos leitos nas unidades de referência em atendimento a casos da Covid-19 da rede municipal de saúde. A iniciativa faz parte das estratégias adotadas pela gestão desde o mês de janeiro e agora, na fase vermelha da pandemia, estão intensificadas.

“Desde o início da nossa gestão, estamos reforçando nossa rede de saúde para os casos da Covid-19. Criamos e equipamos leitos nas unidades covid para atender pacientes em estado grave, até que sejam transferidos para os hospitais do Estado, promovemos a capacitação das equipes com a técnica de ventilação não invasiva e, agora, vamos dobrar a capacidade de atendimento nas nossas unidades”, destacou Dr. Furlan.

De acordo com o último boletim epidemiológico, Macapá chegou aos 37.576 casos confirmados do novo coronavírus. Mesmo com uma rede vocacionada para atendimentos de baixa e média complexidade, o Município se preparou para receber pacientes com agravamento da Covid-19.

Atendimentos
As unidades de saúde exclusivas para pacientes com o novo coronavírus ofertam três tipos de atendimento avançado: salas de observação, salas vermelhas e as salas de estabilização.

De acordo com o Dr. Furlan, as salas vermelhas têm um funcionamento parecido com o leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e elas foram instaladas para dar mais segurança ao munícipe que chega em estado grave.

“Essa iniciativa se mostrou eficiente pois, nos últimos dias, tivemos pacientes que precisaram ser intubados e fizeram o procedimento na nossa unidade para, posteriormente, serem transferidos para uma unidade hospitalar de alta complexidade”, disse o prefeito de Macapá.

Ampliação
A ampliação da rede de atendimento inicia pela Unidade Covid Santa Inês, que terá sua capacidade de atendimento dobrada na sala de estabilização, chegando a 12 leitos. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) já iniciou os serviços de expansão da estrutura.

“Atendendo ao pedido do prefeito Dr. Furlan, iniciamos as obras de ampliação. Até sábado a população já poderá contar com os novos leitos”, disse o secretário da Semob, Otávio Fonseca.

Vacinação
O calendário vacinal permanece em execução e a Prefeitura segue a vacinação dos idosos de Macapá, que hoje é realizada com base no recebimento exclusivo de doses pelo Ministério da Saúde. Até o momento, 20.347 doses da vacina contra a Covid-19, já foram aplicadas nos macapaenses entre primeira e segunda doses.

Além disso, Macapá compõe um consórcio de cidades que têm interesse na compra direta de vacinas. O Município já possui recursos para adquirir novas doses assim que elas forem disponibilizadas pelos laboratórios fabricantes.

Programa +Proteção

A Prefeitura de Macapá criou ainda o Programa +Proteção, que consiste na distribuição de um complexo de vitaminas à população. O complexo é formado pelas vitaminas C e D, Zinco e Ivermectina. Essa ação realiza a busca ativa de pacientes com a Covid-19 e visa fortalecer a imunidade dos cidadãos para prevenir a evolução dos casos confirmados da doença.

 

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!