UBS Macapaba: maior unidade básica de saúde de Macapá entra em fase de finalização
17/09/2021 10:03 em Amapá

Com mais de 70% dos serviços concluídos, a maior Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital entra na sua reta final de construção, faltando apenas a instalação dos painéis, as telhas e o acabamento.

A UBS Macapaba I será a maior unidade de atenção primária do município e vai atender, principalmente, os moradores do conjunto habitacional. São mais de 4 mil habitações, com cerca de 20 mil pessoas que irão contar com um local específico para atendimento de saúde.

A previsão é que a nova unidade seja entregue no mês de novembro. "Chegamos aos 73 dias de obra, acompanhamos esse trabalho diariamente e vamos entregar mais uma unidade de saúde antes do prazo. Sabemos a necessidade e a pressa que a população do Macapaba tem para receber essa UBS e isso é a nossa prioridade", disse o subsecretário de Obras, Ivy Vasconcelos.

Toda a estrutura metálica, instalações hidráulicas e elétricas e o piso já foram concluídos. Além do tamanho, o diferencial dessa obra é a excelência e o aprimoramento das técnicas de construção.

"Assim como outras obras da Saúde que estamos fazendo, a UBS Macapaba é pré-fabricada, o que diminuiu o tempo de construção. Nós ampliamos os consultórios médicos e odontológicos e isso requer uma técnica de construção aprimorada. Melhoramos o nosso padrão de obra e de acabamento, porque o nosso cuidado é grande", finalizou o subsecretário.

A unidade terá em sua estrutura sala de espera, recepção, banheiros com acessibilidades, sala de estocagem de medicamentos e prontuários, sala de vacina e sala de espera interna. Contará com três consultórios com banheiros, cinco consultórios indiferenciados e dois consultórios odontológicos. Além disso, terá sala de curativos, farmácia, sala de coleta individual e coletiva, sala de atividades coletivas, sala de administrativas, expurgo, almoxarifado, resíduos comuns, resíduos contaminados, resíduos recicláveis, copa e cisterna.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

COMENTÁRIOS