Brincadeiras, passeio e diversão marcam Dia das Crianças no Bioparque
13/10/2021 13:01 em Amapá

Em celebração ao Dia das Crianças, nesta terça-feira (12) aconteceu uma programação especial dedicada ao público infantil no Bioparque da Amazônia, com brincadeiras tradicionais, circuitos de aventura, exploração e orientação sobre cidadania.

A ação foi realizada em parceria com as secretarias de Direitos Humanos e de Mobilização e Participação Popular e faz parte do “Mês da Criança”, que acontece desde o início de outubro promovido pela Prefeitura de Macapá com várias atividades dedicadas aos menores em locais como Mercado Central e Escola Municipal de Ensino Fundamental Joana Santos da Silva.

No Bioparque os pequenos puderam aproveitar a contemplação da fauna e flora amazônica, por meio das visitas guiadas com os guardas-parques. As crianças percorreram as principais trilhas terrestres, além dos espaços dos animais que habitam a unidade, como o Bosque do Quati, a Casa na Árvore e o Jardim Sensorial.

"Estamos desenvolvendo atividades em vários setores, como esporte, meio ambiente, saúde e lazer. As secretarias estão envolvidas e empenhadas nessa programação tão especial, além disso, também contamos com parceiros como Amapá Garden e AABB", detalha a secretária de Mobilização, Rayssa Furlan.

Segundo a gestora, a programação é aberta ao público e, em algumas, é exclusiva para alunos de escolas municipais.

O Bioparque da Amazônia possui uma área de 107 hectares de florestas e integra biomassa brasileiros com fauna e flora diversificada.

"Temos um trabalho de educação ambiental intenso, que atende principalmente as escolas, com as visitas guiadas com profissionais capacitados. O objetivo não é só o lúdico, e sim uma forma de aprendizado, incentivando a preservação da natureza. A homenagem aos pequenos não será somente no dia deles, mas sim durante o mês inteiro", destaca o diretor-presidente do Bioparque, José Aranha Neto.

Além das atividades de exploração do Bioparque, a secretaria municipal de Direitos Humanos (SEMDH), através das Coordenadorias de Juventude e de Políticas para Mulheres ofereceram brincadeiras infantis tradicionais como "O mestre mandou", "Queimada", "Bandeirinha", "Mímica" e "Passa o balão".

O evento contou com a participação de várias escolas do município, e a estudante Raissa Souza, de 11 anos, da escola municipal Fortaleza, celebrou a oportunidade de conhecer os animais do Bioparque da Amazônia.

"Estou gostando muito de hoje. Os animais, o lugar e as brincadeiras estão sendo muito legais. Estão nos explicando tudo muito direitinho e estou aprendendo muito. É a primeira vez que venho e ainda não tinha visto a metade dos animais que tem aqui no Bioparque, tá sendo muito divertido", contou.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

COMENTÁRIOS